Resposta :
Resposta:
Resposta:
Resposta da questão 6: letra B.
Resposta da questão 7: letra C.
Resposta da questão 8: letra B.
Resposta da questão 9: letra B.
Resposta da questão 10: letra C.
Questão 6: a explicação do enunciado, sobre plataformas de ensino online, refere-se ao ensino remoto (Letra B).
O ensino remoto é o conteúdo produzido e disponibilizado online, conduzido em tempo real pelo professor que está ensinando a disciplina. São seguidos cronogramas adaptados a partir do ensino tradicional.
Com o ensino remoto, além da flexibilização das aulas, é possível não atrasar o progresso escolar, caso ocorra algum imprevisto (por exemplo, a Pandemia).
O ensino remoto está cada vez mais sendo aplicado, porque ajuda a democratizar o acesso à Educação. Inclusive, cada vez mais cursos de graduação estão sendo oferecidos com aulas totalmente online.
Questão 7: o indicado na “Letra C” é o único elemento que não representa uma prática inovadora na educação escolar. Na verdade, o aluno é preparado para ser o protagonista.
São exemplos de práticas inovadoras:
- Gamificação: os alunos modernos estão acostumados a jogar no celular, então aplicar elementos de games para motivar a cumprir tarefas é uma ótima técnica de estímulo ao aprendizado.
- Uso de aplicativos: agilizam a consulta a atividades e tarefas a realizar, porque o mundo moderno é baseado em tecnologia, então a educação precisa seguir esta tendência.
- Sala de aula invertida: método no qual o conteúdo é apresentado fora da escola. Assim, o aluno tem um primeiro contato com o conteúdo, sem precisar depender de estar na escola. Isso incentiva o protagonismo do aluno.
Questão 8: a Robótica Educacional é uma forte tendência para incentivar os alunos a desenvolverem habilidades lógicas e motoras, então a resposta correta está na “letra B”.
A Robótica Educacional já é muito utilizada no Brasil, inclusive em competições universitárias. Sua aprendizagem tem com foco:
- Pesquisa
- Descoberta
- Construção de máquinas
Podem ser usados kits prontos de montagem ou usar materiais transformados a partir de outros (por exemplo, sucata e itens recicláveis para montar as peças).
Questão 9: a partir do apresentado a respeito das tecnologias educacionais, está correta a “Letra C” (Apenas II). Gamificação não é jogo, então ela não usa jogos digitais para atrair os estudantes.
Gamificação aplica elementos de jogos para criar experiências envolventes de aprendizado, incentivando, por exemplo, a busca por recompensas, a qual está presente em jogos. Aliás, muitas pessoas ainda desconhecem essa diferença e pensam que usar um jogo é aplicar Gamificação.
A Realidade Virtual (e não a aumentada, como está na questão) simula um ambiente com cenas e elementos muito próximos da realidade. O ambiente imersivo é percebido usando um óculos ou capacete de Realidade Virtual.
Questão 10: Substituir definitivamente o papel do professor em sala de aula não é um desafio para aplicar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – “Letra C” é a resposta correta.
A razão disso é que, na verdade, um dos objetivos da aplicação de novas tecnologias está em substituir a forma de atuação do professor.
O professor passa a atuar como gerenciador de atividades e comportamentos, deixando o protagonismo com os alunos, os quais aprendem a desenvolver iniciativa com a ajuda de recursos tecnológicos.
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