Os escritores românticos idealizavam suas amadas. Para eles, a mulher perfeita era boa, pura e intocável. Tais características conferiam à amada o status de musa inalcançável, aquela que alimenta o universo de ilusões dos eternos apaixonados. Nela, os escritores buscavam a perfeição, algo que não existe no plano da realidade. Sendo assim, vemos no poema Canto de amor, de Casimiro de Abreu, um apelo do eu lírico em prol de agradar a amada por meio de:
a) presentes materiais sofisticados, que costumavam chamar muito mais a atenção da mulher que quaisquer palavras.
b) promessas de casamento e fuga para o campo, local aprazível, onde pudessem viver plenamente o amor.
c) ofertas de realização dos sonhos da amada, que sempre se apresentavam como mulheres exigentes, rudes e fatais em seus desejos.
d) sacrifícios múltiplos, que vão desde versos e cantos à doação da própria vida em favor da amada.
e) oferecimento simples e único da paixão que domina todo o corpo do eu lírico.
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