Primeiro palhaço negro conquistou de dramaturgo a presidente Era difícil encontrar uma pessoa no Rio de Janeiro entre o fim do século 19 e o início do 20 que não conhecesse o Circo Spinelli – e, principalmente, sua maior atração, Benjamin de Oliveira. O palhaço, acrobata, instrumentista, dramaturgo, produtor e ator era um dos artistas mais populares da capital do País. Foi o primeiro palhaço negro brasileiro. Há quem defenda que tenha sido o primeiro do mundo. Nascido na mineira Pará de Minas em 1870, fugiu de casa aos 12 anos para seguir o Circo Sotero. No picadeiro, aprendeu as artes do trapézio e da acrobacia. Depois, migrou para outros circos e, aproveitando-se de que um dos palhaços havia ficado doente, tomou seu lugar. Com o tempo, Benjamin passou a elaborar os próprios espetáculos. É considerado um dos precursores do circo-teatro no País. Escreveu peças como Vingança Operária, Matutos da Cidade e A Noiva do Sargento. Encenou até Shakespeare no picadeiro. Entre seus admiradores estavam o dramaturgo Artur de Azevedo e o presidente Floriano Peixoto. Benjamin também gravou sete discos, deu espaço para Catulo da Paixão Cearense se apresentar e, em 1908, dirigiu o curta-metragem Os Guaranis, um dos primeiros filmes do cinema brasileiro. “Foi o mais ousado exemplo de fusão cultural negro-americano-europeu jamais tentada em qualquer parte do mundo”, exalta o rigoroso pesquisador José Ramos Tinhorão sobre uma peça do artista. Benjamin fez suas palhaçadas até 1947, quando se aposentou dos picadeiros aos 77 anos.
Questões 1 – Em “Primeiro palhaço negro conquistou de dramaturgo a presidente”, a quem o autor do texto se refere?
– No trecho “Foi o primeiro palhaço negro brasileiro”, o autor expõe: a) ( ) um fato certo. b) ( ) um fato suposto. c) ( ) um fato provável.
3 – No segmento “[…] fugiu de casa aos 12 anos para seguir o Circo Sotero”, o vocábulo “para” expressa: a) ( ) o motivo de Benjamin Oliveira ter fugido de casa. b) ( ) a finalidade de Benjamin Oliveira ter fugido de casa. c) ( ) a consequência de Benjamin Oliveira ter fugido de casa.
4 – Na passagem “Escreveu peças como Vingança Operária, Matutos da Cidade e A Noiva do Sargento.”, a palavra grifada indica: a) ( ) exemplos de peças escritas por Benjamin Oliveira. b) ( ) um contraste entre peças escritas por Benjamin Oliveira. c) ( ) uma comparação entre peças escritas por Benjamin Oliveira.
5– Na oração “Encenou até Shakespeare no picadeiro”, o termo “até” foi usado para: a) ( ) priorizar o fato de Benjamin de Oliveira ter encenado Shakespeare no picadeiro. b) ( ) enfatizar o fato de Benjamin de Oliveira ter encenado Shakespeare no picadeiro. c) ( ) acrescentar o fato de Benjamin de Oliveira ter encenado Shakespeare no picadeiro.
6 – Segundo o texto, em 1908, Benjamin de Oliveira: a) ( ) “gravou sete discos”. b) ( ) “deu espaço para Catulo da Paixão Cearense se apresentar”. c) ( ) “dirigiu o curta-metragem Os Guaranis”.
7 – Releia este fragmento do texto: “Foi o mais ousado exemplo de fusão cultural negro-americano-europeu jamais tentada em qualquer parte do mundo”, exalta o rigoroso pesquisador José Ramos Tinhorão sobre uma peça do artista.
Nesse fragmento, as aspas indicam: a) ( ) uma avaliação feita pelo pesquisador José Ramos Tinhorão. b) ( ) uma explicação dada pelo pesquisador José Ramos Tinhorão. c) ( ) uma hipótese levantada pelo pesquisador José Ramos Tinhorão.
8 – Pode-se concluir que o texto lido é: a) ( ) uma biografia. b) ( ) uma reportagem. c) ( ) um artigo de opinião.