2. (Seduc-CE) Não existe qualquer análise científica puramente objetiva da vida cultural, ou o que pode significar algo mais limitado, mas segura- mente não essencialmente diverso, para nossos propósitos dos fenômenos sociais, que seja independente de determinadas perspecti- vas especiais e parciais, graças às quais estas manifestações possam ser, explícita ou implicitamente, consciente ou inconscientemente, selecionadas, analisadas e organizadas na exposição, enquanto objeto de pesquisa. Deve-se isso ao caráter particular do alvo do co- nhecimento de qualquer trabalho das ciências sociais que se proponha ir além de um estudo meramente formal das normas legais ou convencionais da convivencia social. WEBER, Max. A objetividade do conhecimento nas Ciências Sociais. In COHN, Gabriel (Org.). Sociologia: Weber. São Paulo: Atica, 2006. A clássica reflexão de Max Weber sobre a objetividade do conhecimento destaca que as Ciências Sociais são ciências que a) seguem os modelos de sucesso das ciências naturais e visam explicar de maneira clara e coerente os fatos sociais. b) fundamentam-se em realidades concretas de um mundo social que deve ser pensado a partir das estruturas econômicas. c) cuidam de realidades isoláveis em suas manifestações individuais e que podem ser compreendidas de maneira independente de suas manifestações históricas. d) tratam de maneira compreensiva e parcial o problema do significado cultural de fenômenos que constituem a história e a vida social.