Os catecismos jesuíticos brasileiros do século XVI se constituiram num instrumento de duplo significado de um lado, possibilitavam o aprendizado das primeiras letras tanto no português quanto no tupi, isto é, transformaram-se em Ycartilhas” que eram utilizadas como material didático do processo pedagógico desenvolvido no âmbito das casas de bê-a-bá, embriões dos futuros colégios da Companhia de Jesus e, do outro, veiculavam a concepção de mundo da chamada "civilização ocidental crista" por meio da violência simbólica contra os elementos estruturais da cultura ameríndia. a esse respeito analise as afirmações a seguir 1. A primeira fase da ação evangelizadora jesuítica (1549-1600) pode ser caracterizada como "pedagogia brasſica", isto s uma pedagogia nascida das condições existentes e não propriamente da fidelidade aos dogmas e preceitos da companhia dejesus. apesar das dificuldades iniciais, antes mesmo da finalização dessa experiência, a colônia lusitana já contava, em 1570 com cinco casas de bê-a-bá (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e très colégios (Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco). D. A evangelização jesuítica teria dado certo não fosse a proposta econômica formulada por padre Manuel da Nóbrega, pois as casas de bê-á-bá e os colégios demandavam a existência de una base material de sustentação. i. Nóbrega partia do pressuposto de que não seria possível manter as casas de bê-á-bá apenas com as esmolas arrecadadas entre os colonos, já que o processo de montagem da empresa agrícola colonial exigia uma considerável quantidade de capital iniciall Willig's assinale a alternativa CORRETA que apresentas quais afirmações são verdadeiras