Antropofagia e Abaporu, de Tarsila do Amaral Nestas telas, associadas ao Movimento Antropofágico, a artista incorpora fortes componentes primitivistas e nativistas. Em “Abaporu” ( o homem que come, em tupi), a figura deformada (uma das características da pintura moderna) parece plenamente integrada à paisagem tropical. Seus enormes pés, pintados na tonalidade da terra, lembram nossas raízes. O cacto com o sol ao lado (dando também a impressão de uma flor) harmoniza a aspereza do campo com a alegria brasileira, o traço mais marcante de caráter nacional brasileiro. As imagens e o texto fazem referência a Semana de Arte Moderna de 1922. Neste sentido a grande sacada da proposta dos artistas modernistas era *
A) incentivar as vanguardas europeias.
B) incentivar e valorizar a cultura europeia.
C) romper com os padrões estéticos da nossa cultura.
D) valorizar as raízes culturais, folclore, festas latino-americanas.
E) romper com as influências da cultura externa e construir uma identidade própria para o Brasil.
![Antropofagia E Abaporu De Tarsila Do Amaral Nestas Telas Associadas Ao Movimento Antropofágico A Artista Incorpora Fortes Componentes Primitivistas E Nativista class=](https://pt-static.z-dn.net/files/dd0/312d306c22324017c6a4babb0d159ca6.jpg)