Cada rua dessa cidade cinza sou eu
Olhares brancos me fitam
Há perigo nas esquinas
E eu falo mais de três línguas
E palavra amor, cadê?
(“Um corpo no mundo”, Luedji Luna)
A noite não adormece
Nos olhos das mulheres,
A lua fêmea, semelhante nossa,
Em vigília atenta vigia
A nossa memória.
(“A noite não anoitece nos olhos das mulheres”, Conceição Evaristo)
Comparando o trecho da canção Um corpo no mundo, de Luedji Luna, com o trecho do poema de Conceição Evaristo, podemos afirmar que:
na canção, o eu-lírico exprime a existência da pessoa negra nas cidades, enquanto o poema trata da condição feminina. Entretanto, ambos tematizam o sentimento de apreensão desses sujeitos.
a canção se refere especificamente a um eu-lírico feminino, enquanto o poema exprime uma condição compartilhada por homens e mulheres na sociedade brasileira.
o sentimento em ambos os textos é de medo, como se pode perceber pelo emprego das palavras “perigo” e “vigília”, na canção e no poema, respectivamente, que se referem a uma condição universal.
tanto a canção quanto o poema realizam uma contundente crítica social, da qual se exclui a expressão de subjetividades.
na canção, o eu-lírico exprime a condição da mulher negra na cidade, enquanto o poema refere-se à mulher negra de todos os lugares. Ambos exprimem a falta de afeto nas relações humanas.
PERGUNTA 2
“Paralelamente a um denso bloco de trabalhos que examinam a migração de temas, motivos e mitos nas diversas literaturas, ou buscam referências de fontes e sinais de influências, encontramos outros que comparam obras pertencentes a um mesmo sistema literário ou investigam processos de estruturação de obras. A diversidade desses estudos acentua a complexidade da questão.” (CARVALHAL, 2006, p. 5)
Considerando o desenvolvimento da literatura comparada até os dias atuais, é correto afirmar que:
a investigação de fontes e influências tem se transformado com a noção de intertextualidade e com o questionamento do valor de originalidade.
as relações reais entre escritores e obras, ou entre literaturas, são estudadas para estabelecer a existência de literaturas “melhores” e literaturas “piores” no mundo.
os estudos comparados se dedicam exclusivamente a textos literários de sistemas diferentes.
não há relação entre textos literários e obras de outras áreas do conhecimento ou outras linguagens e modalidades artísticas.
a literatura comparada investiga como diferentes sistemas literários evoluem e tem por finalidade estabelecer diferenças entre escritores e suas obras.
PERGUNTA 3
A escritora Paulina Chiziane compara a mulher à terra na medida que são alimentos para a vida, o calor e a existência humana. Afirma que as mulheres são oprimidas pela condição humana do sexo, mas que essa condição que a impulsiona a encontrar força para alterar essa situação de opressão. Para ela o seu trabalho de escrita e outras iniciativas no campo social encorajam outras mulheres e também homens, em prol da construção de um mundo melhor.
(“Paulina Chiziane e Conceição Evaristo: Escritas de resistência”, de Rosalia Estelita Diogo)
Com base no artigo de Rosalia Diogo, pode-se afirmar a respeito do ensaio “Eu, mulher... por uma nova visão de mundo”:
Anuncia o propósito da escritora de expressar o ponto de vista das mulheres para que elas se transformem em um elemento ativo na sociedade moçambicana, sem o qual toda a política de desenvolvimento permanecerá inviável.
Defende a realização de rituais como o “mbelele”, praticado pelo povo tsonga, ou o pagamento do “lobolo” (dote) para as famílias das mulheres que se casam.
Paulina Chiziane inaugurou a publicação do romance de autoria feminina em Moçambique, ocupando, na atualidade, um lugar confortável, que é o de escritora reconhecida em uma sociedade em modernização.
A escrita literária permitiu a Paulina Chiziane exprimir seus traumas e preencher o vazio que sentia, bem como solucionar a incompreensão sentida em relação à vários pontos da existência humana.
A escritora compara a mulher à terra e enfatiza a maternidade como destino para as mulheres, na medida que essa condição as impulsiona a encontrar força para alterar sua situação de opressão.
PERGUNTA 4
Analise as afirmativas abaixo a respeito das escritoras Conceição Evaristo e Paulina Chiziane:
Encontramos, de maneira contundente, na obra das duas escritoras negras, as marcas do feminino, bem como a presença da crítica social às relações de poder e dominação.
Os textos dessas escritoras abordam via literatura os conceitos e tensões que envolvem as relações de gênero no Brasil e em Moçambique.
Os poemas, contos e romances das autoras trazem o pressuposto de que sexismo e racismo são sistemas interrelacionais que se sustentam um ao outro.
Ambas as escritoras abordam as temáticas de gênero e etnia de maneira semelhante, não havendo diferenças entre elas.